Jean Piaget, renomado psicólogo suíço, revolucionou a compreensão do desenvolvimento cognitivo com sua obra “A Construção do Saber”. No cerne de sua teoria está a ideia de que o conhecimento não é transmitido passivamente, mas sim construído ativamente pelo sujeito.
Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensoriomotor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Cada estágio é marcado por mudanças qualitativas na maneira como a criança percebe e interage com o mundo ao seu redor.
O estágio sensoriomotor, que abrange o nascimento até cerca de dois anos, é caracterizado pela manipulação sensorial e motora do ambiente. Neste estágio, a criança desenvolve noções básicas de causa e efeito e começa a formar conceitos de permanência do objeto.
O estágio pré-operatório, dos dois aos sete anos, é marcado pelo desenvolvimento da linguagem e da capacidade de representação simbólica. No entanto, a criança ainda é egocêntrica e tem dificuldade em compreender pontos de vista diferentes do seu próprio.
O estágio operatório concreto, dos sete aos onze anos, é caracterizado pela capacidade da criança de realizar operações mentais concretas e de compreender princípios de conservação e reversibilidade. Neste estágio, o pensamento ainda é fortemente ligado a experiências concretas.
O estágio operatório formal, a partir dos onze anos, marca a entrada na adolescência e é caracterizado pelo pensamento hipotético-dedutivo. Neste estágio, o indivíduo é capaz de pensar de forma abstrata e de raciocinar sobre possibilidades e hipóteses.
Piaget também enfatiza a importância da equilibração, processo pelo qual as crianças buscam equilibrar suas estruturas cognitivas com novas informações. Este processo ocorre através da assimilação, onde novas informações são incorporadas às estruturas existentes, e da acomodação, onde as estruturas cognitivas são modificadas para acomodar novas informações.
“A Construção do Saber” de Piaget oferece uma visão abrangente do desenvolvimento cognitivo infantil, destacando a importância da interação ativa do indivíduo com o ambiente na construção do conhecimento. Sua obra continua a influenciar a teoria e a prática educacional em todo o mundo.